Municípios

Assomasul comemora promulgação da PEC 66/2023

A medida é considerada uma das mais importantes conquistas recentes para o municipalismo, ao permitir que municípios quitem suas dívidas judiciais em parcelas menores e prazos mais longos, garantindo maior equilíbrio fiscal.

Por Redação10/09/2025 às 13:11

Congresso Nacional promulga a Emenda Constitucional 136/2025 (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A proposta de emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que altera as regras para o pagamento de precatórios e refinancia dívidas previdenciárias de estados e municípios, foi promulgada nesta terça-feira (9) pelo Congresso Nacional. A medida é considerada uma das mais importantes conquistas recentes para o municipalismo, ao permitir que municípios quitem suas dívidas judiciais em parcelas menores e prazos mais longos, garantindo maior equilíbrio fiscal.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Thalles Tomazelli, celebrou a promulgação e destacou a mobilização do movimento municipalista em Brasília.

“Esta é uma grande vitória para os municípios. A PEC 66 vai permitir que os gestores mantenham o pagamento de precatórios sem comprometer os investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Além disso, ao retirar os precatórios do teto de gastos a partir de 2026, abre-se espaço no orçamento da União para novas políticas públicas que impactam diretamente nossas cidades”, afirmou Thalles.

A medida também cria condições para o refinanciamento de débitos previdenciários com a União, garantindo mais previsibilidade e fôlego financeiro aos entes federativos.

“A Assomasul acompanhou de perto a tramitação dessa proposta, defendendo os interesses dos 79 municípios sul-mato-grossenses. Seguiremos em Brasília trabalhando por pautas que garantam mais recursos e autonomia para nossos gestores”, completou o presidente.

Durante a promulgação, o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) cumprimentou os prefeitos, que foram os principais articuladores da proposta e estiveram presentes no evento. “A promulgação da emenda é uma verdadeira conquista para o municipalismo brasileiro, é também o cumprimento de uma promessa que fizemos em nome do Congresso Nacional na última marcha dos prefeitos em maio deste ano”, pontuou.

A aprovação da PEC também viabiliza o aumento de R$ 12 bilhões nas despesas com licença-maternidade, após decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu o benefício às trabalhadoras autônomas e seguradas especiais com apenas uma contribuição ao INSS.

Compartilhar esta notícia

Comentários

Sistema de comentários em breve!

Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.

Notícias Relacionadas

Câmara indica melhorias para áreas sociais, de saúde e infraestrutura
Política

Câmara indica melhorias para áreas sociais, de saúde e infraestrutura

Sessão ordinária da Câmara de Aparecida do Taboado foi marcada por sugestões de melhorias nos serviços públicos, com foco em atendimento à população e demandas dos bairros.

há 6 dias46
Vereadores prestigiam festividades em louvor à Padroeira
Política

Vereadores prestigiam festividades em louvor à Padroeira

Desde a abertura da programação, com a Cavalgada, representantes do Poder Legislativo de Aparecida do Taboado comparecem à programação festiva em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

há 7 dias25
Vereadores ganham destaque no 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul
Política

Vereadores ganham destaque no 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul

A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) é parceira do evento realizado pela Assomasul.

há 8 dias24