Aparecida do Taboado

Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue

Morte de gestante durante o parto acende alerta: secretária destaca importância de um estoque de sangue no município. Daiane Pupin detalha a resposta do Estado ao pedido de Aparecida do Taboado.

Por Mauro Silva02/12/2025 às 17:25

Bolsas de sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues/Subsecretaria de Comunicação)

A secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, informou que Aparecida do Taboado já formalizou à Secretaria de Estado de Saúde um pedido de autorização para manter um estoque próprio de bolsas de sangue. Segundo ela, no entanto, o pleito foi negado em razão da política de regionalização da saúde, que prevê a manutenção de um banco de sangue em Paranaíba, município vizinho.

A declaração foi dada nesta terça-feira (02/12), durante entrevista ao programa RCN Notícias, da Rádio Cultura FM. Daiane destacou que o Hospital Municipal — administrado pela Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (Fesat) — possui condições estruturais para manter tanto um estoque de sangue quanto uma ala de UTI. Apesar disso, afirmou que os critérios do Estado, que concentram esses serviços em cidades consideradas estratégicas, acabaram inviabilizando a solicitação do município.

Daiane declarou na entrevista, que Aparecida do Taboado havia formalizado a intenção de contar com estoque de bolsas de sangue (Foto: Reprodução)

O tema voltou à pauta após a entrevista concedida na segunda-feira (01) pela ginecologista Maria Thereza, que atendeu a gestante Ângela Maria, falecida após complicações decorrentes de um parto cesariano realizado no Hospital da Fesat. A médica, responsável pelo pré-natal em sua clínica particular e pelo parto, relatou os procedimentos adotados e as complicações que levaram ao óbito. O bebê, uma menina, sobreviveu.

Durante a entrevista, Maria Thereza afirmou que foi solicitada uma bolsa de sangue para atender a paciente, que apresentava um grave quadro hemorrágico. Como o material estava disponível apenas no Hemosul de Paranaíba, o transporte não ocorreu a tempo.

Compartilhar esta notícia

Comentários

Sistema de comentários em breve!

Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.

Notícias Relacionadas

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos
Geral

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos

Assessor jurídico da empresa, Dr. Wilson Carlos Marques, concede entrevista após repercussão pública em torno da implantação do sistema até o Rio Paraná, em Aparecida do Taboado.

há cerca de 10 horas11
Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet
Geral

Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet

Em apenas uma semana, dois jovens quase foram degolados por cabos soltos nas ruas de Aparecida do Taboado.

há 1 dia21
Nestor Machado é homenageado pelos 60 anos de profissão
Geral

Nestor Machado é homenageado pelos 60 anos de profissão

Radialista recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul pela vida dedicada ao rádio.

há 10 dias55