Agentes de Endemias instalam 9 ovitrampas para reforçar combate ao Aedes aegypti
As ovitrampas funcionam atraindo fêmeas do mosquito para depositarem seus ovos, o que permite à equipe de saúde mapear as áreas de maior incidência e agir de forma mais rápida e direcionada, reduzindo o risco de surtos e epidemias.

Foto: Daniel Silva/DICOM
A ação é resultado direto da capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que reuniu agentes de endemias, agentes de vetores e equipes de campo. O treinamento teve como foco a montagem, instalação e acompanhamento das armadilhas, que vêm sendo adotadas com sucesso em diversas cidades do país como uma ferramenta de vigilância ativa e inteligente.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, a implantação das ovitrampas representa um avanço significativo no controle do vetor, “Precisamos intensificar a vigilância e utilizar todas as ferramentas possíveis. As ovitrampas são uma estratégia eficiente e essencial para garantir bons resultados”, destacou a secretária.
As ovitrampas funcionam atraindo fêmeas do mosquito para depositarem seus ovos, o que permite à equipe de saúde mapear as áreas de maior incidência e agir de forma mais rápida e direcionada, reduzindo o risco de surtos e epidemias.
A Prefeitura reforça que, embora as ações do poder público sejam fundamentais, a participação da população é indispensável. Manter quintais limpos, eliminar recipientes que acumulem água e seguir as orientações das equipes de saúde continuam sendo atitudes simples, mas que salvam vidas.
Compartilhar esta notícia
Notícias Relacionadas

Saúde anuncia mutirão de preventivos pelo Outubro Rosa
Campanha de conscientização reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero; unidades de saúde em Aparecida do Taboado realizam atendimentos noturnos para ampliar o acesso
Sefaz-MS apreende R$ 22,6 milhões em joias com nota fiscal irregular
Carga de luxo era transportada de São Paulo para Cuiabá e foi interceptada em Aparecida do Taboado; multa de R$ 5 milhões foi aplicada e itens estão retidos em Campo Grande.

Eleitores faltosos nas 3 últimas eleições devem regularizar inscrição
Cartório da 24ª Zona Eleitoral em Aparecida do Taboado informou que mais de 800 eleitores estão com os títulos cancelados pelo não comparecimento nas três últimas eleições, e devem regularizar a inscrição.
Comentários
Sistema de comentários em breve!
Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.