Economia

Aparecida do Taboado é a 6ª maior geradora de empregos na indústria do MS em 2025

Município aparece entre os principais polos industriais de contratação nos 8 primeiros meses do ano em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento divulgado pela Fiems na segunda-feira (08/09).

Por Mauro Silva09/09/2025 às 18:53

Município tem seis distritos industriais, sendo um dos principais polos em MS (Foto: Arquivo/Cultura FM)

Aparecida do Taboado tem ganhado relevância no cenário industrial de Mato Grosso do Sul. Entre janeiro e julho de 2025, o município foi responsável por 516 novas contratações com carteira assinada, figurando como a sexta cidade que mais gerou empregos na indústria sul-mato-grossense no período, conforme dados do Observatório da Indústria da Fiems (Federação das Indústrias do Estado), divulgados nesta segunda-feira (08/09).

O levantamento mostra que, no total, o setor industrial de Mato Grosso do Sul criou 10.509 vagas formais nos sete primeiros meses do ano — número que representa 39% de todos os empregos com carteira assinada criados no Estado. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela construção civil, além de frigoríficos e fábricas de celulose.

O saldo positivo de contratações se espalhou pelas quatro áreas industriais analisadas: indústria de transformação, construção, serviços de utilidade pública e extrativa mineral. Até o final de julho, o setor industrial contava com 169 mil trabalhadores formais, sendo 121,1 mil na transformação, 34,8 mil na construção, 8,5 mil nos serviços e 4,7 mil na extrativa.

Entre as atividades econômicas que mais contrataram no período, o destaque ficou para a construção de edifícios, com 3.795 admissões. Em seguida, aparecem abate de bovinos (+1.397), fabricação de álcool (+728), abate de suínos (+623) e obras de terraplanagem (+564). Outras áreas com bom desempenho foram fabricação de celulose (+527), construção de rodovias (+471), montagem de estruturas metálicas (+299), pré-moldados de concreto (+212), pós alimentícios (+184) e brinquedos e jogos recreativos (+169).

Além de Aparecida do Taboado, outras cidades que se destacaram na geração de empregos industriais foram Inocência (+2.188), Campo Grande (+2.020), Nova Alvorada do Sul (+741), Ribas do Rio Pardo (+631) e São Gabriel do Oeste (+614). Também registraram bom desempenho Três Lagoas (+382), Naviraí (+314), Dourados (+307), Rio Verde de Mato Grosso (+293), Mundo Novo (+243) e Bataguassu (+225).

O mês de julho marcou um momento de aceleração para o setor industrial do Estado, com a abertura de 1.543 novos postos de trabalho formais, consolidando uma tendência de crescimento.

Compartilhar esta notícia

Comentários

Sistema de comentários em breve!

Estamos trabalhando para trazer uma experiência incrível de interação.
Em breve você poderá comentar e interagir com outros leitores.

Notícias Relacionadas

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos
Geral

Bello Alimentos detalha operação de emissário de efluentes no Rio Paraná após questionamentos

Assessor jurídico da empresa, Dr. Wilson Carlos Marques, concede entrevista após repercussão pública em torno da implantação do sistema até o Rio Paraná, em Aparecida do Taboado.

há cerca de 12 horas12
Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet
Geral

Empresários cobram ação do poder público contra rompimentos de cabos de internet

Em apenas uma semana, dois jovens quase foram degolados por cabos soltos nas ruas de Aparecida do Taboado.

há 1 dia21
Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue
Geral

Secretária de Saúde afirma que município já havia solicitado autorização para manter estoque de sangue

Morte de gestante durante o parto acende alerta: secretária destaca importância de um estoque de sangue no município. Daiane Pupin detalha a resposta do Estado ao pedido de Aparecida do Taboado.

há 4 dias26